23 de março de 2013

Pré - Match 1 : Estados Unidos


O programa de au pair mais famoso e comum é o pros Estados Unidos. Todas querem desbravar a América!!!! 
Como boa principiante que era, me joguei nessa empreitada de corpo alma e coração. Ah se eu soubesse... 
A minha agência era a STB, representante brasileira da APC. O preço extremamente atrativo foi o que me ganhou. E eu acredito que ainda valha a pena, o custo é praticamente a metade de outras agências americanas e o serviço oferecido, o mesmo. 
Porém como nem tudo é perfeito... Eu tive diversos problemas. 


Quero deixar claro que isso aqui se limita única e exclusivamente a minha experiência com a empresa. Conheço pessoas que contrataram o mesmo que eu e em nenhum momento tiveram problemas, muito pelo contrário. 
Um dos problemas que eu tive foi em relação a horas de experiências com crianças. Eu enviava os comprovantes de que havia cumprido mais horas de experiência e eles adicionavam apenas uma parte delas ao meu perfil. Ao reclamar dei de cara com um outro problema... 
Por serem duas agências conveniadas, quando eu reclamava com a agência local, diziam que iriam solicitar pra agência americana e nunca resolviam nada. Quando reclamava direto com a americana, falavam que deveria direcionar meus questionamentos pra agência brasileira... E assim eu fui sendo jogada... Por meses... Sem ninguém resolver nada. 
O outro problema que tive foi em relação a famílias. Por ser conveniada a várias agências no Brasil, a APC tem um número muito grande de brasileiras aguardando por família e não tem dado conta da demanda. Fiquei online por 6 meses. Tive apenas 3 famílias no meu perfil e só duas efetivamente fizeram contato. 
A primeira família me enrolou por mais de um mês e depois simplesmente SUMIU sem nem explicação. 
A segunda entrou, não mandou email, não respondeu ao email e saiu 4 dias depois. 
A terceira era simplesmente fabulosa. Foi o mais perto que cheguei de um match pela APC e a gota d'água que me fez desistir. Depois de quase duas semanas de conversas diárias me disseram que escolheram outra menina. That's ok, no hard feelings, mas já tinha iniciado o processo pra Holanda e tinha família me querendo por lá.. 
No geral, não tenho o que reclamar da minha agente, ela apenas seguia o que mandava o protocolo e é uma peça miníma em toda a engrenagem de mal funcionamento. 
O pior foi passar todos esses meses sem saber o que iria acontecer comigo, quando uma família iria se interessar por mim, tendo que lidar com rejeição e com o sentimento de impotência absoluta. 
Mas eu acredito que no final, foi pra melhor não ter dado certo. Eu nunca fui uma grande fã dos Estados Unidos e da cultura americana, reconheço o seu valor e aplaudo algumas atitudes, porém, não sei se me sentiria em casa. 
Sabe aquele ditado de "Há males que vem para o bem"? Pois então... 

0 comentários:

Postar um comentário